Instituto de Infectologia Emilio Ribas no Pacaembu

Instituto de Infectologia Emilio Ribas no Pacaembu

O Instituto de Infectologia Emilio Ribas foi uma das primeiras instituições de Saúde Pública em São Paulo , sendo inaugurado em 08 de janeiro de 1.880, ainda no Império, através da contribuição da população paulista que doou parte do dinheiro para a sua construção com o objetivo de isolar e tratar os pacientes portadores de doenças infecciosas.

O Hospital, que inicialmente atendia apenas varíola, foi ampliado em 1894, para poder enfrentar as epidemias de doenças infecciosas que estavam ocorrendo na época (febre amarela, tifo, peste, difteria), passando a se chamar Hospital de Isolamento de São Paulo, considerado no inicio do século XX como um dos melhores do mundo.

O isolamento era rigoroso obrigando os médicos e a equipe de enfermagem a morar no hospital, em edíficio separado, anexo ao pavilhão (Unidade de Internação) em que ficavam os doentes. Em 1932, o Hospital passou a se chamar HOSPITAL DE ISOLAMENTO “EMÍLIO RIBAS”, em homenagem ao ex-diretor do Serviço Sanitário e patrono da saúde pública de São Paulo.

A construção do prédio de internação, com nove andares, durou aproximadamente 10 anos e o hospital foi inaugurado em 1963.

Instituto de Infectologia Emilio Ribas no Pacaembu
Avenida Doutor Arnaldo, 165 - Bairro Pacaembu - São Paulo - SP
CEP: 01246-000
(11) 3068-1401




  Sobre o EncontraPacaembu
Fale com EncontraPacaembu
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Pacaembu no Facebook siga o Encontra Pacaembu no Twitter Encontra Pacaembu no Google+


Termos EncontraPacaembu | Privacidade EncontraPacaembu