Museu do Futebol no Pacaembu

Museu do Futebol no PacaembuO Museu do Futebol no Pacaembu, instalado no próprio Estádio do Pacaembu é mais do que um museu sobre esporte,é, antes de tudo, um museu sobre a história do povo brasileiro.

Um museu cercado pelos mistérios da euforia que todos temos futebol, que opera sobre eruditos e simples, que unifica e separa como as grandes paixões coletivas, onde as alegrias são sempre maiores que as tristezas.

Visitar o Museu do Futebol é percorrer o Brasil do século XX e perceber como nossos usos, costumes e comportamentos são inseparáveis da trajetória desse esporte. O futebol tem o encanto de abrir nossos olhos para valiosas questões da história.

Projeto

A concepção inicial do Museu do Futebol reuniu de forma integrada as três dimensões que constituem um : arquitetura, museografia e conteúdoInterligados, cada conceito teve um papel fundamental no projeto.

Arquitetura

O Museu do Futebol preserva em suas linhas originais um imponente patrimônio público e revela a arquitetura do Pacaembu.

Museu do Futebol no Pacaembu A escolha do estádio é alinhada do ponto de vista arquitetônico e urbanístico porque preserva, recupera e dá novo uso a um edifício já existente.

Articulando o com a Praça Charles Miller, a proposta do arquiteto Mauro Munhoz está localizada no edifício frontal do estádio, projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, na década de 1930.



O térreo representa o espaço de transição entre o interior do e o exterior da praça. Aí estão o auditório, um café-restaurante e a loja do .

O projeto arquitetônico revela as estruturas do estádio, seu avessos e interiores. Cada sala deixa aparente a estrutura de concreto do teto – que na verdade são as arquibacandas do estádio -, e mostra seu conteúdo por entre o ziguezague das escadarias.

Conteúdo

O Museu do Futebol foi concebido como uma sequência de experiências lúdicas, que relacionam o esporte e a vida brasileira  no  século  XX.  Um  verdadeiro  “parque temático” em torno da paixão que o futebol desperta.

Museu do Futebol no Pacaembu

Nos três andares que ocupa do Pacaembu, o Museu do Futebol constrói uma narrativa específica para o visitante. Os pilares em que se formula seu projeto foram integrados para transmitir ao público três conceitos que norteiam a visita: emoção, história e diversão.

Esses conceitos agrupam várias salas do museu, e, ao  mesmo tempo, se misturam nos mesmos espaços.

 

O time responsável pelo conteúdo é liderado por João Máximo e conta com os jornalistas Celso Unzelte e Marcelo Duarte.

Museografia

Museu do Futebol no Pacaembu

A proposta de Daniela Thomas e Felipe Tassara e a direção de arte de Jair de Souza transformaram o museu em um espaço contínuo, que se desconstrói na medida em que cada sala é perpassada.

O museu é composto por estruturas semelhantes ao mobiliário urbano e obras públicas. As paredes são de materiais brutos como ferro, metais, aços, madeiras.


Aqui, contudo, elas dão sentido ao conteúdo das salas e existem para fixar as realidades vividas durante o século do futebol no Brasil.

Instalações

Está instalado em uma área de 6.900m² no avesso das arquibancadas de um dos mais bonitos estádios brasileiros, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – mais conhecido como Estádio do Pacaembu, localizado em frente à Praça Charles Miller, em São Paulo.

Museu do Futebol no Pacaembu

Inaugurado por Getúlio Vargas em 1940, o Estádio foi orgulhosamente saudado como o maior e mais moderno da América Latina.

Sua construção refletia os anseios de grandeza e uma inabalável fé no destino da nação que marcaram o espírito da época, sendo marco de um Brasil que se projetava com euforia no futuro.



Acervo

O acervo tem como principal característica a imaterialidade, ou seja, baseia-se em memórias, acontecimentos e representações do futebol em diferentes dimensões: seus jogadores, clubes e agremiações, torcedores, regras e fatos relacionados à cultura e sociedade brasileiras no século XX.

Museu do Futebol no Pacaembu

Atualmente, o Museu do Futebol vem trabalhando no mapeamento e catalogação de acervos referenciados.

Isto é, coleções particulares e demais acervos que não estão sob a guarda do museu, mas que integrarão nosso inventário digital de referências do fenômeno futebol e futuramente estarão disponíveis para consulta via web.


Se você possui um objeto, uma foto ou uma história sobre o futebol e quiser colaborar com o , escreva para acervo@dofutebol.org.br

Educação

O Núcleo de Ação Educação do do Futebol é responsável por criar metodologias que estimulem reflexões junto ao visitante.

As ações realizadas pelo Núcleo se caracterizam por: projetos; visita escolar; atendimento de publico espontâneo nacional e estrangeiro, incluindo personalidades e autoridades; público com deficiência e parcerias.

Visita Educativa

O do Futebol conta com 14 Educadores preparados para explicar conteúdos diversos e oferecer as mais variadas abordagens educacionais aos grupos visitantes.

Museu do Futebol no Pacaembu

As visitas orientadas são baseadas em pesquisa e referências tanto da área do Esporte quanto da Educação e objetivam mostrar que o futebol está muito além do campo.

O acervo do museu é utilizado, nesse sentido, para proporcionar um espaço de conhecimento e aprendizado.





Com duração média de 1 hora e 30 minutos, os Educadores lançam inúmeras reflexões sobre a importância expressiva do futebol na sociedade na formação da cultura brasileira.

Jogos Educativos

São jogos e atividades criadas ocasionalmente para interagir os visitantes e principalmente as crianças com o futebol, o esporte e a história do país aliada a história do futebol.

Projetos

Carlitos na Grande Área

O projeto Carlitos na Grande Área surgiu do interesse em promover o diálogo entre o ensino não formal e formal, envolvendo os educandos freqüentadores das instituições formais de ensino – escolas- e instituições não formais – s.

Deficiente Residente

O Projeto Deficiente Residente inaugurado em 2010 é uma experiência pioneira desenvolvida pela equipe do , cujo principal objetivo é atuar na área comportamental, incidindo e transformando o próprio atendimento oferecido pela equipe.

Museu do Futebol no Pacaembu O Projeto é coordenado pelo Núcleo Educativo, com seus supervisores e educadores, e conta com a assessoria de dois residentes com níveis distintos de deficiência.

Durante três meses, são realizados encontros semanais entre educadores e deficientes residentes. Juntos, eles compartilham informações e discutem melhorias no atendimento e no espaço expositivo.



O intuito é repensar o atendimento de todos que integram o e, em particular, o dos visitantes com deficiência, suscitando a discussão sobre a peculiaridade de cada uma das deficiências, compreendendo melhor a sensibilização necessária ao contato com estas questões e aproximando-se do deficiente de modo a percebê-lo melhor.

O Projeto Residente Deficiente não é voltado apenas para quem visita o do Futebol, mas também para seus funcionários. Todo o conhecimento adquirido através do projeto é transmitido para as outras equipes do , com o propósito de ressaltar a relação humana presente em qualquer instância do convívio.

 (CRFB) Centro de Referência do Futebol Brasileiro

O Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) é um novo serviço do do Futebol, que estará disponível ao público a partir do primeiro semestre de 2012.  O CRFB funcionará como um centro de estudos e pesquisas que produz e referencia acervos futebolísticos, tais como fotografias, vídeos, objetos e documentos.

Biblioteca e Midiateca: são mais de 1.500 títulos, entre livros, teses, dissertações, artigos em periódicos, filmes documentários, filmes de ficção, entrevistas, dentre outros.

Banco de Dados: interface virtual que permite acesso aos acervos do do Futebol e outras instituições. É o universo do futebol profissional e amador numa rede ainda maior.

O acesso ao Banco de Dados será inicialmente permitido nas instalações do do Futebol. Conheça mais sobre o projeto de implantação e acompanhe por aqui as novidades do CRFB.

Museu do Futebol no Pacaembu

O CRFB será um centro de estudo e pesquisas sobre futebol, com informações, referências, fotografias e livros.

O objetivo principal é organizar todas as referências sobre o tema: grupo de estudos, projetos, pesquisas, acrevos, documentos e conteúdos existentes nas mais diferentes instituições, criando assim uma concepção única de centralização de informações para referências, estudos e pesquisas.

Árdua missão de longo prazo, o CRFB também produzirá acervos e conteúdos por meio de programas exclusivos e projetos de pesquisas proprietários.

Conheça os programas:

Na Rede

Na Rede é o nome da linha geral de pesquisa que tem por objetivo mapear referências culturais do futebol.

O primeiro projeto dentro desta linha é financiado pela FINEP e visa ao mapeamento de 150 locais de prática e referência do futebol na cidade de São Paulo.

Memória Viva

Memória Viva é o nome do programa de formação de acervos de entrevistas de História Oral, temáticas ou de história de vida, com personalidades da história do futebol brasileiro.

O primeiro projeto dentro desta linha chama-se “Futebol, Memória e Patrimônio”, realizado em parceria com o Centro de Pesquisa e Documentação em História Contemporânea – CPDOC da Fundação Getúlio Vargas e com recursos financeiros da FAPESP.

Este projeto prevê a gravação de 150 horas de entrevistas com jogadores da seleção brasileira participantes das Copas do Mundo. Confira os primeiros resultados.

I Simpósio de Estudos sobre Futebol

Museu do Futebol no Pacaembu

Realizado entre os dias 10 e 14 de maio de 2010, em parceria com o Departamento de História da USP - Universidade de São Paulo e o Departamento de Antropologia da PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o evento reuniu mais de 200 pesquisadores sobre o tema futebol vindo de todos os estados do Brasil.

O II Simpósio está previsto para ocorrer em 2014. 

Agendamento de Visitas ao Museu

As visitas de grupos de 20 ou mais pessoas, deverão ser obrigatoriamente agendadas, com exceção dos finais de semana e dias de jogos.

Horário de Funcionamento:
Terça a Domingo das 09hs às 17hs (com permanência até as 18h).
Abre nos feriados.

Museu do Futebol no Pacaembu
Endereço: Praça Charles Miller, s/n - Estádio do Pacaembu  - Bairro Pacaembu - SP
Telefone: (11) 3664-3848

Site Oficial: www.museudofutebol.org.br




  Sobre o EncontraPacaembu
Fale com EncontraPacaembu
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Pacaembu no Facebook siga o Encontra Pacaembu no Twitter Encontra Pacaembu no Google+


Termos EncontraPacaembu | Privacidade EncontraPacaembu