Estádio do Pacaembu

Vista Panorâmica do Estádio do Pacaembu

Estádio do Pacaembu - Estádio Paulo Machado de Carvalho
Endereço: Praça Charles Miller, s/nº - Pacaembu - São Paulo
Telefone do Estádio do Pacaembu: 3664-4650 - Museu do Futebol: 3664-3848

Índice da Página:

Estádio do Pacaembu

História do Pacaembu
Capacidade do Pacaembu
Copa de 1950 no Pacaembu
Jogos Pan-Americanos de 1963 no Pacaembu

Seleção Brasileira no Pacaembu

Títulos no Pacaembu

Campeões nacionais no Pacaembu
Campões Internacionais no Pacaembu

Copa São Paulo de Juniores no Pacaembu

Lazer no Pacaembu

Eventos no Pacaembu
Conjunto Poli Esportivo no Pacaembu

Museu do Futebol no Pacaembu

Torcedor Bar & Café no Pacaembu

Futebol Super Store no Pacaembu

Estádio do Pacaembu no Street View

História

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido por Pacaembu , é um estádio desportivo localizado na praça Charles Miller, na região central da cidade de São Paulo.

O Estádio foi inaugurado em 27 de abril de 1940, com a presença do então presidente da República, Getúlio Vargas, que foi recebido por enorme vaia dos paulistas por não ser benquisto depois do episódio histórico da Revolução Constitucionalista de 1932.

Estádio do Pacaembu em Construção
A inauguração também contou com as presenças do interventor Ademar de Barros e do prefeito Prestes Maia. Foi considerado, na época, o maior e mais moderno estádio de futebol da América do Sul, com capacidade para acolher 70 mil pessoas.

No evento de inauguração, além das vaias a Getúlio Vargas, outra manifestação política foi feita pelo público presente.


Durante o período da ditadura Vargas, eram proibidas as ostentações das bandeiras estaduais, mas, durante os defiles das delegações que representavam clubes da capital paulista, a do São Paulo entrou ostentando o nome e as cores do time que são as mesmas do Estado de São Paulo.

O estádio inteiro e os locutores de todas as rádios, revoltados com a censura, driblaram-na aplaudindo de pé a equipe, o que gerou o apelido de "O Mais Querido" ao clube.

1º Jogo da História do Pacaembu A primeira partida foi disputada um dia depois da inauguração, em 28 de abril de 1940, entre o Palestra Itália, antigo nome da Sociedade Esportiva Palmeiras, e o Coritiba, com vitória da equipe paulistana por 6 a 2.

Como o dia foi marcado por uma rodada dupla, logo na sequência, houve uma segunda partida, entre o Corinthians e o Clube Atlético Mineiro, a convite da prefeitura da capital. O alvinegro paulistano venceu o mineiro por 4 a 2.


O Estádio Municipal do Pacaembu leva hoje o nome do "Marechal da Vitória", Paulo Machado de Carvalho, chefe da delegação brasileira nas vitoriosas campanhas das Copas de 1958, na Suécia, e de 1962, no Chile. E que também foi o fundador da TV Record, dentre outros veículos de mídia, assim como presidente do São Paulo Futebol Clube, por duas oportunidades.

Capacidade do Pacaembu

Foto do Estádio do Pacaembu em 1939

Durante a gestão de Paulo Maluf, a concha acústica do Pacaembu foi demolida e no seu lugar construído o "Tobogã", uma arquibancada com capacidade para dez mil pessoas.

Atualmente, a capacidade do Estádio do Pacaembu é de 40.199 pessoas, distribuídas da seguinte forma: Arquibancada setor amarelo (portão 3): 5.186 pessoas, Arquibancada setor verde (portão 4): 5.226 pessoas, Cadeira Especial laranja (portões 9, 17 e 19): 6.467 pessoas,

Setor laranja família (portão 21): 2.447 pessoas, Setor laranja visitante (portão 22): 2.450 pessoas, Numerada setor azul (portões 8 e 20): 2.082 pessoas, Numerada setor manga (portões 8 e 20): 4.364 pessoas, Tobogã lado ímpar: 5.882 pessoas, Tobogã lado par: 5.880 pessoas, Setor tribuna de honra: 47 pessoas, Setor imprensa leste: 42 pessoas, Setor imprensa oeste: 126 pessoas.

Recorde de Público Estádio do Pacaembu em 1942

Em maio de 1942, o Estádio do Pacaembu recebeu o maior público de sua história.

Na ocasião, São Paulo e Corinthians empataram por 3 a 3 para um público de 71.281 torcedores, recorde nunca quebrado.

O jogo marcou a estréia do jogador Leônidas da Silva, o "Diamante Negro", na equipe do São Paulo.


Estreia de Leônidas no SPFC
A maior goleada vista no estádio aconteceu em 1945, quando o São Paulo venceu o Jabaquara da cidade de Santos por 12 x 1.

O Corinthians é o time que mais atuou no Estádio do Pacaembu. A torcida o considera como sua casa, uma vez que o Estádio Alfredo Schürig (mais conhecido como Fazendinha ou ainda Estádio do Parque São Jorge), não tem capacidade para receber jogos oficiais.

Copa de 1950 no Pacaembu

Entre os eventos mais importante da história esportiva do Estádio do Pacaembu, destacam-se as partidas que o estádio sediou da Copa do Mundo de 1950.

Seleção brasileira em jogo da copa de 1950 no Estádio do Pacaembu
Na ocasião, depois da interrupção de 12 anos da disputa de seleções por causa da Segunda Guerra Mundial, o Brasil foi escolhido como País para receber a competição.

Durante a Copa, foram sediadas seis partidas no estádio, com destaque para o jogo que a Seleção Brasileira realizou contra a Suíça na primeira fase




• 25 de junho de 1950 - Suécia 3 a 2 Itália - grupo 3

• 28 de junho de 1950 - Brasil 2 a 2 Suíça - grupo 1

• 2 de julho de 1950 - Itália 2 a 0 Paraguai - grupo 3

• 9 de julho de 1950 - Uruguai 2 a 2 Espanha - fase final

• 13 de julho de 1950 - Uruguai 3 a 2 Suécia - fase final

• 16 de julho de 1950 - Suécia 3 a 1 Espanha - fase final

Jogos Pan-Americanos de 1963

Pan-Americano de 1963 no Estádio do Pacaembu



Outro evento esportivo de grande destaque realizado no Estádio do Pacaembu foi a disputa de parte dos Jogos Pan-Americanos de 1963, que teve a cidade de São Paulo como sede.

Na ocasião, o estádio foi palco da cerimônia de abertura, das disputas da final do futebol e do atletismo, além da cerimônia de encerramento dos jogos.


Seleção Brasileira no Pacaembu

Jogo da Seleção Brasileira contra o Uruguai no Estádio do Pacaembu
A primeira partida da Seleção Brasileira no Estádio do Pacaembu foi realizada no dia 17 de maio de 1944. Na ocasião, a equipe derrotou a seleção do Uruguai por 4 a 0, em partida amistosa.

Ao todo foram 25 partidas, com 15 vitórias, 6 empates e 4 derrotas. O último jogo da seleção no Pacaembu foi no dia 07 de junho de 2011 com vitória sobre a Romênia por 1 x 0 com ol do centroavante Fred.

Campeões Nacionais no Pacaembu

Palmeiras em uma partida no Estádio do Pacaembu
O Palmeiras é o time que foi mais vezes campeão no Estádio do Pacaembu. Foi o primeiro grande a conquistar um título, na final da Taça Cidade de São Paulo de 1940.

No mesmo ano, venceu o Campeonato Paulista, em partida decisiva contra o São Paulo, equipe que, nos anos 40, conquistou o maior número de títulos no Pacaembu, em 1943, 1945, 1946, 1948 e 1949.


Em fevereiro de 1955, Corinthians e Palmeiras fizeram a partida decisiva do Campeonato Paulista de 1954. O jogo fez parte das festividades do quarto centenário da cidade de São Paulo, comemorado em 1954. As equipes empataram a partida em 1 a 1 e o título foi conquistado pelo Corinthians. Depois deste título, a equipe viria a sagrar-se campeão paulista de novo somente 22 anos depois, em 1977.

Final do Brasileirão de 95 no Estádio do Pacaembu


Os rivais históricos voltariam a decidir uma competição importante no Estádio do Pacaembu em dezembro de 1994, quando foram realizadas as finais do Campeonato Brasileiro daquele ano em dois jogos.

O alviverde conquistou seu oitavo título do Campeonato Brasileiro no dia 18 de dezembro, depois de um empate por 1 a 1 contra o alvinegro.



No ano seguinte, em dezembro, o estádio foi mais uma vez palco de uma grande decisão do futebol brasileiro quando o Santos e o Botafogo realizaram o jogo final do Campeonato Brasileiro de 1995. Depois de o Botafogo vencer a primeira partida, no Rio de Janeiro, por 2 a 1, o Santos precisava da vitória na segunda partida. Após o jogo decisivo terminar empatado em 1 a 1, a equipe carioca conquistou o título.

Campeões Internacionais no Pacaembu

Corinthians campeão Libertadores 2012 no Pacaembu
As finais das Copas Libertadores da América de 2012 e de 2011, disputadas, respectivamente, entre Corinthians e Boca Juniors, da Argentina , e entre Santos e Peñarol, do Uruguai, ambas com vitórias dos brasileiros e a final da Libertadores de 2002, entre São Caetano e Olímpia do Paraguai, com vitória dos visitantes foram as decisões internacionais de clubes mais importantes no Pacaembu.



O jogo entre Santos e Universidad de Chile, que marcou a finalíssima da Recopa Sul-Americana de 2012, com vitória por 2 a 0 e título para a equipe brasileira, foi a mais recente decisão de uma competição internacional de futebol profissional realizada no Pacaembu. Esta também foi a mais recente conquista de título no Pacaembu.

Sem contar os quatro grandes clubes do Estado de São Paulo (Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos), a última equipe que foi campeã no estádio foi o São Caetano, contra o Paulista, nas finais do Campeonato Paulista de 2004. Na ocasião, a equipe do ABC paulista conquistou seu primeiro título de primeira divisão.

Copa São Paulo de Juniores no Pacaembu

Final Copa São Paulo de Futebol Junior no Pacaembu


Além das disputas de futebol profissional, o Estádio do Pacaembu é palco tradicional das decisões da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que é o principal torneio da categoria no Brasil.

Disputada desde 1969, a competição acontece no início de cada ano e a final é disputada no aniversário da cidade de São Paulo, no dia 25 de janeiro.


Outros eventos

Além de competições esportivas, o Estádio do Pacaembu já recebeu inúmeros eventos, desde missas campais, como a realizada pelo Papa Bento XVI, em 2007, até shows musicais.

Show de Música no Pacaembu
Dentre os eventos de músicas que passaram pelo local, destacam-se os shows das bandas de rock Rolling Stones, AC/DC, Iron Maiden e Pearl Jam; além de festivais, como o Monsters of Rock. Em 1994, o tenor Luciano Pavarotti fez apresentação no local.

Em 1993, foi a vez do ex-beatle Paul McCartney. Em 2002, o Red Hot Chili Peppers, trouxe o show da turne By The Way para o pacaembu.


Em 2004, aassociação de moradores Viva Pacaembu moveu uma ação judicial para impedir o uso do local para eventos prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde, conseguindo liminar em novembro de 2005 para evitar tais eventos.

Em setembro de 2010 o Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a decisão, impedindo que o local seja usado para shows e eventos não ligados ao esporte.

Vista Panorâmica do Estádio do Pacaembu

Conjunto poliesportivo

Conjunto Poli-esportivo no Pacaembu


Além do campo de futebol, o estádio abriga um conjunto poliesportivo que oferece várias atividades gratuitas para os paulistanos.

Fazem parte deste conjunto a piscina, o ginásio de esportes, a quadra externa e ginásio de tênis, a pista de corrida (em volta do gramado), quadras cobertas no vão do Tobogã e uma quadra descoberta.



O conjunto há anos recebe as finais dos Jogos Estudantis organizado pela Prefeitura de São Paulo e pela FEDEESP.

Museu do Futebol

Museu do Futebol no Pacaembu


Desde 2008, existe no interior do estádio o Museu do Futebol no Pacaembu, uma homenagem à cidade onde foi introduzido o esporte bretão no Brasil por meio do paulista Charles Miller

O Museu do Futebol é temático dedicado ao futebol em uma área de 6,9 mil metros quadrados tomado por fotos, vídeos, objetos de arte, equipamentos tecnológicos e interativos e brincadeiras.


O Museu tem um característica marcante, que é aliar através de uma linha do tempo, o futebol e os grandes acontecimentos políticos, esportivos e culturais do país em cada época.

As dependência do museu ficam fechados em dia de jogos.

Torcedor Bar & Café

Torcedor Bar & Café no Pacaembu



Na entrada do estádio, ao lado do Museu do Futebol, o Pacaembu abriga também o Torcedor Bar & Café.

Um espaço para alimentação e um momento de entretenimento para quem quiser assistir jogos nos telões do bar.

Futebol Super Store

Loja Futebol Super Store no Pacaembu
Também nas dependências externas do estádio, ao lado do museu, fica a loja de materiais esportivos Futebol Super Store. O local comercializa todos produtos relacionados ao futebol, dos pequenos aos grandes clubes e campeonatos.


Estádio do Pacaembu








  Sobre o EncontraPacaembu
Fale com EncontraPacaembu
Anuncie no EncontraPacaembu
Cadastre sua Empresa no EncontraPacaembu (grátis)



Termos EncontraPacaembu | Privacidade EncontraPacaembu


Bandeira da cidade de São Paulo